Um dos objetivos estatutários do IPEDIS é se tornar uma referência nacional na Pesquisa de Direitos Sociais e Humanos. Além disso, a estruturação de cursos de Pós Graduação são parte de um grande e ambicioso projeto do IPEDIS.

Nesse sentido, fomentar a pesquisa desde a sua criação deve ser um dos grandes pilares para o início dos trabalhos do Instituto. Trataremos com a devida importância a distinção inicial entre uma investigação científica e abordagens superficiais ou simples descrição de proposições doutrinárias ou jurisprudenciais.

Buscaremos identificar, com base na ampla experiência acadêmica de Membros do Conselho Científico, as grandes dúvidas e equívocos comuns no início de pesquisas jurídicas. 

Esgotando as premissas básicas, partiremos, então, para os Projetos de Pesquisa Propriamente ditos, começando pela construção dos problemas, passando pelo marco teórico, pela hipótese, pela justificativa e objetivos, até chegarmos aos os elementos finais: o cronograma da pesquisa, o organograma logístico, a bibliografia preliminar e as referências bibliográficas do projeto.

Com o crescimento da nossa pasta de Pesquisa Científica e a conclusão de trabalhos, pretendemos, em pouco tempo, ter a nossa própria revista científica e, com isso, incorporar o rol daquelas que já se destacam na produção de trabalhos de notoriedade e credibilidade nacional e internacional.

Para o melhor resultado dos nossos programas, buscaremos parcerias com Universidades e demais instituições interessadas em colaborar com nossas pautas e projetos a fim de que possamos crescer juntos com aqueles que “pensam como nós”.

rodape letras